"Curiosidades": telenovelas

* A novela mais antiga do mundo é a americana The Guiding Light, do canal CBS. Ela foi criada no rádio em 1937 e permanece na TV desde 1952.

* A primeira história contada na TV brasileira foi A Vida Por um Fio, em novembro de 1950, dois meses após a inauguração da pioneira TV Tupi de São Paulo. Era uma adaptação de Cassiano Gabus Mendes para o filme americano Sorry, Wrong Number.

* A novela A Deusa Vencida, exibida pela TV Excelsior em 1965, é considerada a primeira superprodução do gênero. A trama era de Ivani Ribeiro e marcou a estréia de Regina Duarte.

Clique no link abaixo e continue lendo




* A primeira novela com texto totalmente brasileiro para a TV foi Ambição, de Ivani Ribeiro. Exibida em 1964 na TV Excelsior, a trama focalizava uma moça pobre que desejava ascender socialmente.

* As primeiras novelas da Globo foram Ilusões Perdidas, de Ênia Petri, e Rosinha do Sobrado, de Moysés Weltman, ambas exibidas em 1965.

* Para tentar "salvar" a novela Anastácia, A Mulher Sem Destino, em 1967, a Globo pediu "socorro" para Janete Clair. O autor Emiliano Queiroz não sabia mais como conduzir a trama e a autora solucionou o problema provocando um terremoto na ilha onde se passava a novela e eliminando a maioria dos personagens.

* Dona Maroca, vivida por Maria Aparecida Baxter, foi fulminada por um infarto em Redenção. Mas o autor Raimundo Lopes teve de "ressuscitar" a personagem após a audiência diminuir. Com isso, o Doutor Fernando Silveira, interpretado por Francisco Cuoco, realizou o primeiro transplante de coração bem-sucedido do mundo.

* Irmãos Coragem foi a maior novela escrita por Janete Clair. Exatos 328 capítulos, sendo a quarta maior do gênero no Brasil.

* A Globo comemorou, em 1975, dez anos de produção de novelas e cinco na liderança da audiência com Gabriela, a primeira grande adaptação literária da emissora.

* Saramandaia, de Dias Gomes, introduziu o realismo-fantástico em 1976 na teledramaturgia brasileira, com personagens como João Gibão, Dona Redonda e Zico Rosado.

* O Casarão, exibida na Globo, foi uma das poucas histórias da telenovela brasileira narrada de forma não-linear. A trama se desenrolava simultaneamente em 1900, 1926 e 1976.

* Estúpido Cupido, de Mário Prata, foi a última novela em preto e branco no horário das 19 horas da Globo. Mas os dois últimos capítulos foram exibidos em cores, para mostrar o paradeiro dos personagens em 1977, quando acabava a novela.

Não perca o próximo "Curiosidades"

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, de sua opinião, você pode fazer login através de contas, ou usando seu nome e URL

Curta TV E pelo Facebook

Novo TV E

TV E muito mais credibilidade, um canal com mais informação, Real Time, coluna, especiais e Web séries

Faça parte

Faça parte da equipe TV E entre em contato pelo e-mail contato.tve@hotmail.com ou MSN contato.tve@hotmail.com